domingo, 23 de novembro de 2008

O Prefeito Eleito Eliel é entrevistado pelo Jornal Folha da Manha e anuncia parte de seu secretariado




"O governador Sérgio Cabral e o vice-gogovernador Pezão são nossos parceiros políticos, somos do mesmo partido (PMDB)", disse, ressaltando que seu secretariado é composto de membros de partidos aliados, mas escolhidos através de critérios técnicos. Também já estuda projetos para direcioná-los ao governo federal.
Folha da Manhã - Como foi a campanha em Italva?Transcorreu da maneira que tinha previsto? Foram muitas as dificuldades?
Eliel Almeida - Foi uma campanha difícil, mas com certeza teve um sabor especial. Disputamos contra a máquina e contra alguns ex-companheiros. O candidato apoiado pelo atual prefeito, inclusive, foi meu vice no mandato passado. E o vice foi meu secretário de Agricultura. Foi uma vitória pela vontade de Deus. Foi a vontade Dele que fez com que conseguíssemos sair vitoriosos. Nossa vitória se deu, também, pela avaliação dos nossos oito anos de governo contra os oito anos do governo atual. A população de Italva avaliou e optou pelo que considerou melhor para seu município e para suas vidas.
Folha - Como está sendo a transição? Os dois governos já começaram os trabalhos e eles têm ocorrido de maneira tranqüila?
Eliel Almeida - Já iniciamos a transição e ela tem sido bem tranqüila, graças a Deus. O atual governo tem nos dado acesso a todos os dados e documentação que precisamos. Não temos nada a falar a respeito disso. Tudo está correndo bem e isso e bom, principalmente, para a população de Italva.
Folha - Já iniciou a composição de seu secretariado?
Eliel Almeida - Já defini quase todos os nomes que irão compor meu secretariado. Eles foram escolhidos dentro de um critério técnico, porque eu não tinha compromisso pessoal com ninguém. Muitos também trabalharam em nossa campanha, através dos partidos aliados. Para a secretaria de Governo irá Walter Pessanha Gomes; na Administração, Elizabeth Rangel; na Ação Social, Ângela de Souza, a Ângela do PT; na secretaria de Obras, João Nogueira; na Agricultura, o vereador eleito Elcio Clen e na Educação, Maria Isabel Carvalhal e no Meio Ambiente Gilberto, Ibes Faria.
Folha - O senhor já estabeleceu prioridades para quando assumir em 1º de janeiro?
Eliel Almeida - Minha prioridade maior é reconstruir. A reconstrução da cidade é meu principal desafio. Nós ganhamos a eleição porque houve um abandono muito grande ao longo desses anos. Na área de saúde, educação, agricultura, que é tão importante para nosso município, assistência social, agricultura, transportes, enfim, todo sistema administrativo que está falido. Sabemos das dificuldades que vamos enfrentar, principalmente com essa recessão que está aí. Para se ter uma idéia, quando fomos eleitos, o barril de petróleo estava a U$ 140. Hoje está a menos de U$ 50. Essa crise internacional, mas que pode afetar o Brasil preocupa e muito. Por isso já estamos buscando recursos de fora para recuperar várias questões, co-mo estradas, postos de saúde, escolas e creches. Nossa população precisa e merece essa valorização.
Folha - O senhor é do mesmo partido do governador Sérgio Cabral. Isso facilita seu relacionamento com o governo estadual?
Eliel Almeida - Sim. Nosso relacionamento com o governador é o melhor possível. Com o governador Sérgio Cabral e seu vice, Luiz Fernando Pezão. Eles são nossos parceiros políticos, somos do mesmo partido e tenho certeza que serão nossos parceiros nos projetos que pretendemos trazer para Italva.
Folha - E com o governo federal? Acha que manterá também um bom relacionamento?
Eliel Almeida - O presidente Lula já mantém com o governador Sérgio Cabral uma parceria que tem rendido muitos frutos positivos. O presidente Lula é presidente de todos. Além disso parte do PT de Italva esteve na nossa campanha e fará parte do nosso governo, como já disse anteriormente. Além disso, o presidente Lula já afirmou que quem tiver projetos e disposição para trabalhar, terá sempre espaço e parcerias no governo federal.
Folha - E a composição da Câmara Municipal? O senhor fez a maioria? Como será esse relacionamento do qual depende tanto a governabilidade?
Eliel Almeida - Quando vencemos a eleição não tínhamos a maioria, mas agora já compus. Todos nos, prefeito e vereadores, fomos eleitos para representarmos o povo. Por isso, acredito que deverá contar sempre o que for melhor para a população. A presidência ficará com Wilson Nogueira, do PP. O vice será Eli Manhães (PMN) e o segundo vice, Elivelton, do mesmo partido. O primeiro secretário será João do Bruno (PDT) e o segundo secretário, Nádia Almeida (PMDB). Ainda vão compor a base aliada Elson Klem (PDT), que deixará o Legislativo para assumir a secretaria de Agricultura, mas seu suplente ficará com a cadeira. E ainda Marquinhos Protético, do PT. A Câmara tem ainda mais dois vereadores do PSC, que estão na oposição.
Câmara terá duas mulheres pela primeira vez
Com a nomeação de Elcio Clen para a Secretaria de Agricultura e a de seu primeiro suplente, João Nogueira, para a Secretaria de Obras, assume uma cadeira na Câmara Municipal a segunda suplente da coligação PTC / PTB / PMDB / PDT, no caso a esposa de Eliel, Sônia Ribeiro (foto), que obteve 191 votos.


Colaboração Jornal Folha da Manha e o site www.italvaonline.com.br

Nenhum comentário: