quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

MANCHETES DO JORNAL RADIOFÔNICO “A VOZ DE ITALVA” – 4a. feira, 03/12/2008.

- Dia Internacional do Deficiente Físico e do Samba
- Pronto Socorro Municipal: Acadêmica Ana – Enfermagem: Vilma e Angélica – Motoristas: Edilson e Charles . – Recepção: Norma .
- Tempo/temperatura: Chuvoso –20/29 graus.
- Polícia/Defesa Civil/Trânsito: sem ocorencias
- Cedae tapa o furo da Vilson Vaz e acaba com o problema de falta d’água no bairro.
Depois de um estudo minucioso da situação, “procurando daqui e dali”, finalmente os técnicos da Cedae, comandados pelo Gerente Márcio (educado, humilde e prestativo, como sempre), conseguiram identificar e tapar o furo na tubulação, que, há tempos, estava deixando os moradores da Rua Vilson Vaz e adjacências, no bairro Saldanha da Gama, sob o risco de falta d’água, como, aliás, vinha acontecendo. Dessa forma, resta saber a quem cabe a obrigação de recobrir o buraco com a devida massa asfáltica, além de outros ao redor, antes que a referida rua (mais conhecida como “Rua do Ondino”) fique intransitável.
- Chuva volta a cair sobre a cidade, depois de três dias de sol.
Depois de uma trégua de três dias, quando o sol voltou, fazendo com que a temperatura subisse, a madrugada dos italvenses foi marcada por um temporal, que desabou sobre a cidade. E, ao que tudo indica, vamos ter que enfrentar mais um período de chuva internitente, com riscos de alagamentos de ruas, inclusive desabamento, tendo em vista a inexistência de muro de contenção na São João, por onde desce o lamaçal do Morro da Caixa D’Água, que, a seguir, toma a São Sebastião e invade Raul Marinho, conhecida como “Rua do DPO”. À guisa de esclarecimentos, vale lembrar que o problema é antigo, e, inclusive, já provocou inundação e queda de parede no DPO (conforme já noticiou o Jornal UR-Gente, editado mensalmente no município). Mas, apesar dos reclames e, até de abaixo-assinado encaminhado ao prefeito, pedindo providências urgentes, a situação permanece inalterada, lembrando um dito popular, que se encaixa bem no problema existente, ou seja, “tudo como antes, no quartel de Abrantes”.
- Dengue e doênça do rato são as maiores preocupações do futuro secretário de saúde
Em entrevista concedida ontem ao Jornal “A Voz de Italva”, o futuro secretário municipal de saúde, na gestão do prefeito eleito, Eliel Almeida Ribeiro (que também participou, por telefone), Doutor Sidnei da Veiga Cabral, pediatra, falou de sua preocupação quanto à proliferação da dengue, atenção e cuidados que a população deve tomar, para evitar a contaminação, bem como o que deve ser feito em relação ao tratamento, notadamente nos casos mais graves, como a hemorrágica, que, infelizmente, pode até provocar a morte da pessoa contaminada. Por outro lado, considerando o período chuvoso de final de ano e suas conseqüências, Doutor Sidnei fez, também, um alerta quanto aos cuidados que devem ser tomados para evitar a contaminação pela doença causada pela urina do rato, ou seja, a leptospirose, muito comum nessa época, quando o transbordamento d’água do Rio Muriaé, que corta o município, pode provocar enchentes. Por fim, endossando o compromisso assumido pelo prefeito eleito com a população, o futuro secretário prometeu, também, se engajar na luta em prol de uma saúde de boa qualidade e eficiente, para todos os munícipes italvenses.
- Chuva volta a cair sobre Campos e pode provocar a suspensão do ano letivo.
Preocupada com a situação dos alunos que estão sem aulas, em Campos dos Goytacazes, desde que o problema começou, devido às chuvas e enchentes, que provocaram a paralisação, a Coordenadora Regional de Educação, Gilsa Rangel, disse que “a princípio, não sabemos se vamos concluir esse ano letivo em 2008, que, provavelmente, deverá ser retomado no ano que vem”. Por outro lado, de acordo com informações disponibilizadas pela Assessoria da Secretaria Municipal de Educação de Campos, “as escolas que não estão servindo de abrigo vão ter o ano letivo encerrado no próximo dia dezenove, enquanto as demais, que estão sendo utilizadas para acolher os desabrigados, não têm previsão de encerramento das atividades”.
- Rio Ururaí continua subindo e ameaçando a estrutura da ponte, que pode cair.
Depois da trégua dos últimos três dias, ontem voltar a chover forte em Campos, provocando elevação do nível d’água do Rio Ururaí, em aproximadamente seis metros, e, com isso (caso o tempo não melhore), o risco de desabamento da ponte, cuja estrutura está ameaçada. Em conseqüência, a interdição continua, parcialmente, impedindo que veículos pesados passem sobre a mesma, para evitar o pior. A alternativa, para quem precisa seguir em frente, é a estrada dos ceramistas, que, também está alagada, dificultando o trabalho de quem não pode parar na estrada, principalmente dos caminhoneiros.

- "Panelões" nas avenidas e buracos nas ruas deixam assustados motoristas e pedestres em Italva.


“Ninguém é obrigado a saber, mas, quem sabe, tem a obrigação de informar, doa a quem doer”.
Winston “Churchill” Santos Carneiro – Editor e Jornalista Responsável (Reg. 5182-DRT/DF)

Nenhum comentário: